Dicas para quem quer começar uma rotina saudável! +FAQ!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014 /
Oiiiiiiiiiii gente! Nossa, eu estou até com vergonha de escrever aqui pra vocês depois de tanto tempo sumida! Acho que não existem palavras no mundo que consigam expressar como eu estou triste por não ter mais tanto tempo pra escrever aqui pra vocês... Me desculpem, gente! De verdade, perdão perdão perdão! Estou com tantas provas pra fazer, mil e uma coisas dentro de casa e no final do dia dá oito horas eu estou morta na cama! Vocês sabem que o que mais amo nesse mundo inteiro é escrever aqui e no instagram pra vocês! Mas também preciso estudar e me dedicar pra me tornar uma super nutri e atender todos vocês, né? kkkkk. Enfim gente, espero de coração que vocês perdoem a pessoa aqui! Até porque hoje eu trouxe um post novo bem legal! Eu recebo muitos e-mails com duvídas sobre como começar uma rotina saudável, como começar uma alimentação com saúde e etc etc.. e hoje eu resolvi trazer uma listinha bem legal com dicas para quem quer começar a levar uma vida mais saudável e consequentemente muito mais feliz! E trouxe também um perguntas&respostas super rápido com as perguntas mais frequentes que recebo no e-mail e no instagram! Espero que vocês gostem meus amores, confiram aí! 

Dicas para quem quer começar uma rotina saudável! 

1. Trace suas próprias metas!
Gente, minha primeira diquinha pra vocês é essa! Tracem suas próprias metas e aos poucos vá aumentando e evoluindo elas! No caso, se você é sedentário, nunca fez nenhum esporte... que tal começar dizendo pra si mesmo que vai ir caminhar no calçadão 30 minutos duas vezes por semana? Essa é sua primeira meta! Quando você superar ela, perceber que já está caminhando numa boa e adorando aquilo.. hora de ir para a sua próxima meta! Que tal agora você dizer pra si mesmo que vai se matricular em uma academia e ir pelo menos 2x na semana também? Alternando com sua caminhada? E é assim gente, tracem suas metas individuais! Não pensem nos outros, no que eles já alcaçaram, não fiquem se perguntando porque fulaninho consegue e eu não? NADA DE PENSAMENTO NEGATIVO! Todo mundo começa de algum lugar, todo mundo tem suas preguiças e etc... Mas todo mundo começou e é sua vez de começar! Então vá com calma e vá no SEU ritmo! 

2. Procure bons profissionais;
GENTE, pelo amor de Jesus Cristo, não comecem nada sozinhos! Hoje, eu não tenho nenhum acompanhamento de nutricionista e etc... Mas porque já sei como levar uma vida um pouco mais saudável, entendem? Mas assim que quis entrar nessa vida, eu procurei uma nutricionista pra me ajudar, até porque, eu não sabia nem o que era pão integral! kkkk. É importante a gente ter alguém pra guiar e apoiar nossos passos, dar uma luz sabe? Procurar bons profissionais é importantíssimo pra quem está começando! Fale com os personais da sua academia... converse mesmo e tire suas duvídas! Eles estão lá pra isso! E se você tiver condições de contratar um personal particular (MEU SONHO kkk) melhor ainda! Procurem um nutricionista que você se identifique e que não seja um doido que vá cortar tudo da sua alimentação! Procure alguém que faça pra você uma reeducação alimentar e não uma dieta!

3. Tenha paciência e não queira resultados rápidos.
Gente, vocês já ouviram uma frase que diz que "tudo que vem rápido, vai rápido?" Pois é, essa é a mais pura verdade! Não adianta você fazer uma dessas dietas loucas da moda e perder 50 kg em dois dias... porque dá um mês e meu amor, você ganha 100 kg na balança! Não é assim! Esqueçam exercício físicos loucos e pelo amor de Deus, não parem de comer! kkk. Parece loucura dizer isso, mas existe muita gente MESMO por aí que quer conseguir as coisas da maneira mais fácil em tudo na vida, inclusive na "saúde" (porque isso não é saúde nem a pau!) Não sejam essas pessoas! Tenham bastante paciência e muita calma, porque sim gente, os resultados demoram a aparecer! A gente não vai dormir de bunda mole e acorde que nem Gracianne Barbosa no outro dia só porque comeu salada com frango e malhou perna pesado... kkkk! Os resultados vão vir SIM! Mas tenha calma! Porque quando eles vierem, vão ser muito satisfatórios e serão muito mais fáceis de se manter! Então gente, tá vendo que com a vida saudável você também tem que exercitar a paciência? kkkk. Aí é bom que você pratica com as pessoas ao seu redor tambéeeeem! 

4. Dietas restritivas/não comer carboidrato = PARA!
Xô falar um negócio pra vocês, gente... Esses dias eu estou sem ajudante aqui em casa, minha mãe e meu padrasto viajaram e eu estou desde segunda sem dinheiro NENHUM porque esqueci de pedir a eles... E sabe o que tinha na geladeira de segunda até hoje? Banana, aveia, tapioca e ovo. PRONTO. E vou dizer, eu estou desde segunda comendo tapioca com ovo, banana com aveia e tapioca com ovo e posso dizer um negócio pra vocês? Estou extremamente irritada, de mau humor e com uma vontade enorme de me entupir de tudo que é comida gordinha! Sabe o que é isso? Dietas restritivas, dietas que só incluem isso ou aquilo de alimentos nas refeições, dietas com pouco carboidrato! Isso é loucura, gente! Não façam isso, pelo amor de Deus! Carboidrato quando ingerido da maneira certa e na quantidade certa é o seu MAIOR aliado, até mais do que a proteína, gente! Nosso corpo PREEEEEEEEEEEEEEECISA de carboidrato pra continuar trabalhando, é a nossa energia! Então pelo Jesus Amado, cuidado com tudo que veem pela internet! Não sigam tudo que mostram ou falam... E não sigam dietas restritivas porque elas geralmente começam num mês e terminam no outro! Ninguém consegue só comer clara de ovo, batata-doce e frango pro resto da vida, gente! E ser saudável é primeiramente pra ser algo normal, ser algo fácil e prazeroso! Todo mundo cortando lactose, glúten e porque? Se você não é alérgico pra que abolir isso das suas refeições? Não caiam nessa, viu? Façam uma reeducação alimentar e sejam felizes! 

5. Corpo bonito? "Consequência"
Meus amores, hoje em dia o que mais se vê na mídia é o culto ao corpo perfeito. Se você não tiver 10% de percentual de gordura você não se enquadra nos padrões impostos por uma sociedade de MEEERDA! Desculpem o palavriado, falei que tô estressada né? kkkkk. Se você decidiu começar a levar uma vida mais saudável e mais feliz, não pense na estética! Não pense no corpo perfeito, não pense no corpo de tal pessoa. Cada um é cada um e você vai ver que ganhar um corpo bonito é só uma das inúmeras consequências maravilhosas de se levar uma vida saudável! Pense assim: eu não sou atleta, eu não sou panicat e graças a DEUS eu não vivo do meu corpo e da minha aparência, eu não preciso disso. PRONTO. CABOU-SE! Vamos acabar com essa cultura do corpo perfeito, a gente não precisa disso não! Perfeitos tem que ser nossos pensamentos, nossas atitudes nobres, nosso caráter e nosso espírito! Mas claro que, com exercícios físicos e alimentação saudável você vai ficar sim com um corpo mais bonito e PÔ isso é maravilhoso sim, gente! A auto estima melhora e você fica se achando na frente do espelho com qualquer roupa, é ótimo! Mas não tenha isso como sua prioridade e nem ache que vá morrer se tiver gordurinhas localizadas! 

6. Coma bolo no aniversário da sua mãe;
Bolo: de chocolate, com leite moça, com glúten, com lactose, com gordura, com TUDO. SIM, coma bolo! Coma um pedaço com consciência no aniversário da sua mãe. O que eu quero dizer gente, é que precisamos viver também! Quando a gente começa uma vida saudável, é muito difícil abrir mão de tudo aquilo que a gente estava acostumado a comer sempre! E olha, a gente também não precisa abolir tudo da nossa alimentação não, armaria! Deus me livre viver sem meu rodízio de sushi e sem meu sorvete de creme com leite ninho! Nós só precisamos saber a hora certa de consumir esses tipos de alimentos e precisamos entender que não vivemos em uma bolha! Que não é aniversário do seu namorado e está a família toda dele numa pizzaria que você vai tirar seu frango com brócolis da marmita e comer... AH VAÁAAA, faz isso não, gente! Coma um pedaço de pizza no domingo, que mal faz? UM pedaço, não uma pizza inteira. Entendam, vocês precisam saber as quantidades e as qualidades! Se você tem a opção de pedir uma pizza de ricota com tomate seco, prefira essa! E não a de um milhão de queijos ou de calabresa. O que eu quero que vocês entendam, é que uma reeducação alimentar se baseia no principio de que você pode e deve também abrir exceções de vez em quando! O que você não pode é deixar suas exceções sobressaírem as suas REGRAS! Eu no caso, nem sinto mais vontade de comer besteiras, JURO! Mas ás vezes em um domingo eu fico morrendo de vontade de comer um brownie com sorvete! Poxa, eu sei que isso é uma EXCEÇÃO! Quando foi a última vez que eu comi um bronwie? Nem lembro. Então eu vou e como! E no outro dia, eu sei que irei fazer a minha regra: voltar pra a minha alimentação saudável e ir fazer meus exercícios físicos! <3

7. Faça por você e tenha determinação e força de vontade!
Você só vai conseguir realmente começar uma rotina saudável e manter ela, se fizer isso por você mesmo e não pelos outros. Não comece uma reeducação alimentar porque seu vizinho disse que você engordou ou porque sua mãe acha que você deve fazer, não comece uma reeducação alimentar porque você acha que não pode ficar de biquíni na praia por conta dos padrões impostos pela sociedade. NÃO, gente! Comece porque você QUER. Comece porque VOCÊ quer mudar, porque VOCÊ sabe que pode ser melhor do que VOCÊ mesmo! Comece porque VOCÊ quer se sentir bem CONSIGO MESMO e porque VOCÊ quer SE SUPERAR a cada dia! Se você começar com um pensamento e com uma atitude de que tudo que você está fazendo é por você e pra você, fica muito mais fácil! Seja sempre uma versão melhorada de si mesmo! E gente, não esqueçam de dois ingredientes principais: força de vontade e determinação! Isso você vai precisar de sobra e vai precisar todos os dias! Porque sim, é difícil e é difícil demais! Ninguém nasce com hábitos saudáveis e adorando musculação, é complicado pra caramba no começo e só sua força de vontade pode te levar á lugares que você nunca imaginou estar. 

Então meus amores, essas foram algumas das inúmeras dicas que eu poderia dar aqui! Se eu fosse ficar falando tudo que quero passa pra vocês de dicas pra quem está começando, ia ficar aqui a noite inteirinha! E por mim, eu ficaria... mas amanhã eu tenho provinha de laboratório de práticas nutricionais e armaria, não tá fácil pra ninguém! kkkk. Mas claro que depois trago mais dicas pra vocês, tá? Agora confiram aí algumas respostas das perguntas mais frequentes que recebo de vocês! Uhuuuul! <3

FAQ - Perguntas Frequentes!

1. Quantas vezes por semana você faz aeróbio e abdominal?
2 vezes! Faço HIIT e abdominal na quarta-feira e no sábado. Nos dias que faço aeróbio e abdominal eu não treino! É meu "day off" Se não der pra ir pra academia no sábado fazer HIIT, geralmente, dou uma corrinha no calçadão no domingo! 

2. Idade, altura, peso, percentual de gordura, malha a quanto tempo?
Então gente, eu tenho 19 anos, faço 20 em janeiro! Separem logo meus presentes e felicitações, viu? kkkk. Minha altura é 1,64cm e meu peso é 56,5-57,0 kg! Meu percentual de gordura eu não faço a menor ideia, gente! :( Faz tempo que preciso fazer avaliação física mas infelizmente estou sem tempo AND sem dinheiro! kkkk. E ah, eu malho a dois anos! Mas assim, certinho mesmo, com descanso, treinos puxados e etc... acho que faz mais ou menos um ano! 

3. Onde eu moro, qual meu curso na faculdade, em que área da nutrição vou querer atuar?
Então gente, eu moro em Recife! Nasci aqui e morei muito tempo da minha vida em Salvador (êee saudade!) Meu curso na faculdade é Nutrição, eu fiz 1 ano e meio de Jornalismo e percebi que não era aquilo que eu queria, hoje estou no primeiro período de Nutri e simplesmente apaixonada pelo curso, me encontrei de verdade! Quero atuar na Nutrição Clínica, me especializar na Nutrição Esportiva e também quero tratar de Distúrbios Alimentares! 

4. Quantas refeições eu faço por dia, tenho dia do lixo?
Então gente, eu faço geralmente 6 refeições por dia! Ás vezes são sete refeições se eu for ficar até mais tarde na faculdade ou o almoço for demorar a sair! (Café, lanche, almoço, lanche, jantar, ceia!) Nos dias de quinta, eu geralmente saio da faculdade 13h da tarde! E por isso, faço dois lanches da manhã, já que almoço mais tarde um pouco! 
Em relação ao dia do lixo, não eu não tenho! Acho até meio estúpido a pessoa tirar um dia INTEIRO pra comer só porcaria, gente! Acho que a gente não precisa disso, eu não tenho um dia do lixo, nem uma refeição do lixo! Até porque eu não sigo dieta... Eu como besteira quando eu sinto vontade e PRONTO!! Se eu sentir vontade de comer brigadeiro na segunda-feira, eu como. É isso! kkkk.

5. Quais alimentos você mais come no dia-a-dia? 
VAMU LÁ pra lista: Aveia, farelo de aveia, leite desnatado, Nescafé, adoçante, ovos, frango, peixes, brócolis, cenoura, espinafre, couve-flor, repolho, arroz integral, feijão, macarrão integral, pão integral, tapioca, queijo ricota e queijo minas, creme de ricota light e creme de queijo minas light, iogurtes, frutas (maça, banana, mamão, melão, morango, laranja, kiwi, caqui = minhas favoritas!), chiclete (SOU VICIADA, precisei citar kkk), sequilhos de soja da Govinda, camarão, batata-doce, castanhas, pimenta do reino e pimenta tabasco, farinha de aveia, alface, tomate, cebola, pimentão, sashimi, temaki sem arroz, chá verde com laranja e gengibre da feel good, suco de laranja e suco de limão, cebola, canela, goji berry, barrinha de proteína, barrinhas de cereais sem açúcar, geleias de morango ou frutas vermelhas ou framboesa sem açúcar e ETC ETC ETC, gente! kkkkk. Compro bastante coisinhas saudáveis também para lanchar nessas lojas naturais.

6. Como você faz seu HIIT?
HOJE em dia, eu faço assim: (NA ESTEIRA)

5 minutos aquecendo na velocidade 9km/h
5 tiros de 30 segundos com 30 segundos de descanso fora da esteira à 17km/h
5 tiros de 30 segundos com 30 segundos de descanso fora da esteira à 18km/h
3 tiros de 20 segundos com 30 segundos de descanso fora da esteira à 19km/h
2 tiros de 15 segundos com 30 segundos de descanso fora da esteira à 20km/h
5 minutos caminhando pra frequência baixar! 

Essas são as minhas velocidades, gente! No começo, minha velocidade máxima era de 12km/h! Quando comecei a fazer HIIT, eu aquecia os 5 minutos e depois dava 15 tiros de 1 minuto  de duração à 12km/h com descanso também de 1 minuto caminhando a 6km/h! Aos poucos é que fui aumentando a minha velocidade! E consequentemente, diminuindo o tempo dos tiros! 

7. Você toma suplementos? Já tomou?
Não gente, nunca tomei e ainda não tomo suplementos! Nem whey, nem termogênico, nem BCCA, nadica. Hoje, eu penso seriamente em começar a tomar whey! Não porque ache que vá me dar mais resultados ou algo do tipo... mas sim porque facilita bastante a vida! E como estou nessa correria, seria mais fácil botar dentro da bolsa um scoop de whey e uma maça para o meu lanche da faculdade do que ter que preparar um omelete de manhã super cedo! Mas acho muito caro então, não sei! :(

8. Quais seus objetivos?
Ai gente, sei lá! kkkkk. Acho que na verdade, meu único e principal objetivo é ser saudável, me alimentar bem, e manter o que conquistei! E ah claro, ser feliz! Não tenho objetivo de secar, de ganho de massa, de isso de aquilo... Acho que tudo é consequência! Meu objetivo é levar uma vida com saúde, equilíbrio, com exercício físico, endorfina e sem neura! 

 
Então meus amores, é isso! Se você tiver mais alguma pergunta que queria que eu responda é só comentar aí em baixo ou me mandar um e-mail tá? (marinacorteznunes@gmail.com) Eu estou um pouco sem tempo mas assim que der, respondo todos! Queria também agradecer a todo mundo que me acompanha aqui e no instagram (@marinacorteznunes) e é isso, gente! Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, tá? Me perdoem a demora mas juro que tentarei postar mais aqui essa semana! <3 

UM BEIJO, gente!

9 comentários

  1. Oii Marina. Que saudades de você. Seus post's fazem falta viu. Mas a gente perdoa hehe.
    Beijos

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  2. Oi Marina!
    Eu adoro seu blog, viu? Muito bom!
    Queria saber se é de boa fazer HIIT e musculação (por exemplo braço) no mesmo dia? Minha nutricionista disse que não devia fazer musculação e corrida no mesmo dia porque um corta o efeito do outro.. Mas ja que HIIT é um pouco diferente da corrida normal, você acha ok?

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  3. Adorei o post. Estou tentando começar! Com fé a gente chega lá. #agachaqueobumbumsobe rs
    Adorei seu blog. bjs..
    http://www.dignissimavaidade.com.br/
    Fanpage: https://www.facebook.com/dignissimavaidade

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  4. Oiiiii marina!!!
    Eu gostaria de saber também se logo após a musculação for realizado o HIIT se tem alguma "contra indicação" por exemplo...ou se não tem nada a ver etc... por favor passe pra gente!!!! Bjuu

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  5. Muito bom o seu blog, estive a percorre-lo li alguma coisa, porque espero voltar mais algumas vezes,deu para perceber a sua dedicação em partilhar o seu saber.
    Se me der a honra de visitar e ler algumas coisas no Peregrino e servo ficarei radiante.
    E se gostar e desejar comente.
    Que Deus vos abençõe e guarde.
    Abraço.Peregrino E Servo.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. Marinaa, virei tua fã mulher! haha
    Acho suas dicas ótimas, elas me ajudaram muito na minha reeducação alimentar. Também adoro ver teus videos, são super descontraídos, seu alto astral é show! =)) continue sempre assim

    beijoss

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  8. Muito legal seu blog.Adoramos os post´s :)

    Se puder,visite nosso canal e blog,somos gemeas,e,estamos iniciando:https://www.youtube.com/channel/UC6bns7SG71YO5WasWpBScSg/videos http://belezamultiplicada.blogspot.com.br/

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  9. Ao passar pela net encontrei seu blog, estive a ver e ler alguma postagens
    é um bom blog, daqueles que gostamos de visitar, e ficar mais um pouco.
    Eu também tenho um blog, Peregrino E servo, se desejar fazer uma visita
    Ficarei radiante,mas se desejar seguir, saiba que sempre retribuo seguido
    também o seu blog. Deixo os meus cumprimentos e saudações.
    Sou António Batalha.
    http://peregrinoeservoantoniobatalha.blogspot.pt/

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